sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Alguns Albuns do Catedral

É POR ESTES MOTIVOS ABAIXO QUE ME ORGULHO DE SER CATEDRÁTICO








16° CD - A Resposta de 1 Desejo



O 16° álbum do Catedral tem um quê de nostalgia. Morto em acidente de carro em 2003, o excelente guitarrista Cezar aparece com suas últimas gravações, não poupando seu virtuosismo em rocks vigorosos como ‘A Poesia e Eu’ (1ª faixa de trabalho), ‘Nada Mudou’ e ‘Às Vezes’. Na linda ‘Quatro Cores’, passeio geográfico-musical pelo Brasil, ele faz um dueto de arrepiar com o irmão Kim. As ilustrações do encarte foram feitas por Cezar, que também aparece em uma foto. Mas, se por um lado o CD soa como o ponto final numa fase de brilho do Catedral e o registro definitivo da genialidade de Cezar, por outro mostra que os remanescentes seguram firmes as rédeas do grupo. As letras de Kim estão melhores do que nunca, falem de amor (‘O Sapo, o Escorpião e a Paixão’, ‘Pare’) ou de problemas político-sociais (‘Para um Novo Tempo Começar’, ‘Terra de Ninguém’). A ‘cozinha’ formada por Julio e Guilherme também continua entrosada, como prova ‘Here I Miss You Now’. O CD ainda traz ‘Sem Saída’, tema do programa de TV, e a regravação elétrica de ‘Quem Disse Que o Amor Pode Acabar’, hit do CD acústico. O Catedral segue a máxima ‘the show must go on’ com seu rock bem-feito, inteligente e acima de clichês. (M.P.B.)



P.S. Critica feita pelo site Universo Musical.







15° CD - Acima do Nivel do Mar



Categoria: Disco de Ouro - 100.000 cópias vendidas

Disco Acústico em comemoração aos 15 anos de formação da Banda.







14° CD - O Sonho não Acabou - O Melhor do Catedral [Lançamento - WEA]



Uma coletânea imperdível que presenteia os fãs do Catedral ao longo de sua consagrada carreira, iniciada no mercado gospel, que fez história também no nosso mercado convencional.







13° CD - Mais do que Imaginei (2001, Warner Continental East West)



Mais do que imaginei, vem marcar uma nova fase, "o reconhecimento" e a liberdade para compor as músicas. Um dos trabalhos mais premiados da Banda, sendo indicado para o "Prêmio Multishow da Música Brasileira" na categoria "Banda Revelação" e para o "VMB 2001" [Video Music Brasil 2001] na mais importante categoria, " Escolha da Audiência". A música de trabalho, "Eu Amo Mais Você" obteve grande repercussão na mídia, entrando na programação de grandes rádio, como a "Joven Pan", e em programas de TV, como no "Domingão do Faustão". Sendo que tudo isto em apenas três meses de vida...







12° CD - Para todo mundo (1999, Warner Continental East West)



Com o lançamento do Cd, que desde o título deixa bem claro o novo propósito da banda, o Catedral desponta para uma nova fase, com liberdade para compor suas músicas. O Catedral coloca o pé, em definitivo, no mercado do pop rock, tendo obtido o reconhecimento de artistas importantes no cenário musical. A partir da entrada da música "Eu quero sol nesse jardim", na Rede Transamérica, o grupo surge na mídia como mais uma opção aos seguidores do rock, sendo muito bem aceito pelo público. O Catedral começa a entrar num mercado, cheio de bandas de peso como: Paralamas do Sucesso, Skank, Raimundos e O Rappa; ciente de que ainda há muito espaço a conquistar tendo esperança de consolidar no mais curto espaço possível o nome da Banda no cenário do pop rock nacional. A gravadora acreditando muito no petencial da Banda juntou-se ao Catedral nesse novo desafio.



1999/2000 Ano de transição para o mercado popular







11° CD - A revolução



Este Cd marca o término de uma fase, no mercado gospel. Foi o último feito pela gravadora MK Publicitá e foi o trabalho mais popular que a banda já gravou no segmento. Fora a música "Os filhos de Caim", que é um resposta particular aos hipócritas, todo o restante do Cd é popular. A canção "Somos todos iguais" tem uma letra extremamente profunda que muitos não perceberam. Ao cantar "somos todos iguais, na mentira e na verdade, no amor e na maldade" a banda deixa clara uma condição de igualdade entre os homens, seja de que religião for. As outras canções "O sonho", "A revolução" e "Eu tenho", demonstram o alto caráter de popularidade que a banda assumia desde então.







10° CD - Catedral 10 anos



Categoria: Ouro (extra-oficial)

Como o próprio nome diz, este Cd duplo, com 21 faixas, marca os 10 anos de carreira da banda. Gravado ao vivo no Imperator, uma casa de show no Rio de Janeiro, possuiu uma excelente qualidade e também bateu recorde de vendas. Além dos grandes sucessos como "Um novo tempo", "Contra todo mal" e "Quando o verão chegar" apresenta músicas inéditas, bastante populares, como "No meu país", com uma crítica grande da situação econômica e social do Brasil, de visível desigualdade. Um cd tem concepção acústica e o outro, levada elétrica.







9º CD - CD extra - Catedral em espanhol



Este Cd foi direcionado ao mercado latino e traz sucessos da banda gravados em espanhol como "Terra de ninguém", "Hoje", "Um novo tempo" e três faixas em inglês intituladas "In the neighborhood", "Time for everything" e "When the Summer commes". É um Cd que virou raridade e vendeu bastante na gravadora.







8° CD - Eterno



A banda segue com a mesma temática e apresenta um rock crítico e romântico. A primeira música do Cd intitulada "Hoje" tem intervenções para roqueiro nenhum reclamar sob o solo de Cezar. A letra de "Um novo tempo" fala sobre felicidade e "Terra de ninguém" retrata a subversão de valores. "Meio sem querer" é uma canção romântica. Outros hits que se destacam são "Eu quero apenas falar de amor" e a faixa-título "Eterno"..







7° CD - O sentido



Categoria: ouro (extra-oficial)

É o primeiro grande sucesso de vendas pela MK Publicitá. Nesse trabalho o Catedral continua mesclando a música gospel com a popular. O trabalho tem vários sucessos como a romântica "Amor verdadeiro", "Quando o verão chegar", "O sentido", e músicas super populares como "Quatro cores"- que é uma viagem pelos estados brasileiros-, "Na casa do lado"- é mais uma crítica social forte-, "Cathedral song", regravação da Tanika Tikaran, cantada metade em inglês e metade em português. A música "Tempo" é importante nesse trabalho porque é uma canção inspirada na passagem bíblica que diz que há tempo para tudo, para viver, para morrer. "Pai nosso", uma oração, também foi grande sucesso e abre o Cd.







6° CD - Contra todo o mal



Este Cd marca a entrada do Catedral na Mk Publicitá, onde ficou por seis anos como o principal artista da gravadora. A banda prossegue colocando mais poesia em suas músicas, sem deixar de lado o rock pesado, com letras voltadas para uma visão crítica da sociedade. Entre os sucessos destacam-se "Fingir", "Luar do Oriente", "No mais íntimo de mim", "Homens e Vozes", e "Rio de Janeiro a dezembro", que fala da violência na Cidade Maravilhosa. As composições traduzem bem a fase da banda que já trilha o caminho do popular. A faixa-título mostra fortes influências do som do Capital inicial.







5° CD - Está consumado I e II



Categoria: Platina e ouro

Este Cd é um divisor na carreira da banda pois apesar de ter músicas para os segmentos gospel e popular já começa a mostrar uma inclinação muito forte para a popularização da música do Catedral. A partir daí sim essa idéia de entrar no mercado popular fica cada vez mais amadurecida. O grupo só não sabia como pois estava num selo gospel. Existiam dificuldades de fazer programas de televisão, de tocar nas rádios, enfim, justamente pelo teor das músicas voltadas para o novo mercado que a banda já se preparava para entrar. O Catedral então começa a mudar bastante a cara do grupo. Percebemos isso nas músicas "Roda gigante", "Simplesmente", "Coração de criança" e "Carpe diem", esta última, embora muita gente não tivesse percebido, tem pensamentos dos filósofos Nietzsche e T. S. Eliot.







4 CD - CD extra - 5 anos no Canecão



Categoria: Ouro

Este Cd foi basicamente de registro, feito de forma pirata (gravado basicamente sem nenhum recurso técnico) para registrar o primeiro show dentro de uma grande casa, no Rio de Janeiro, que na verdade é uma grande vitrine para a música. No Canecão várias bandas consagradas já tocaram também como Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana e Kid Abelha.







3° CD - Catedral III



Categoria: Platina e ouro

Este Cd abre as portas do Brasil para o grupo que nesse trabalho se mostra mais ousado ainda. Tem músicas que falam de temas variados, como "Pedro Zé, um nordestino", onde mais uma vez a Instituição igreja é criticada violentamente, assim como os hipócritas que existem nas lideranças das igrejas, "Miragens urbanas", que saem completamente fora do padrão ditado pelo mercado gospel. A música "Drogas", embora tenha sido a primeira que a banda fez se posicionando contra as drogas, é muito poética, que fala de perspectivas, de muitos sonhos a seguir que podem acontecer sem o uso das drogas.







2° CD - Aos ouvidos dos sensíveis de coração



Enquanto o meio gospel estava acostumado com músicas de Louvor e Adoração, o Catedral já ousava lançando músicas com uma linguagem diferenciada, com críticas em forma de poesia da sociedade e da própria igreja, enquanto Instituição. Essa característica é bem marcante na canção "Mundo vazio", onde a banda denuncia uma situação de meninos de rua, já em 1989. A frase "...o mundo da linguagem sem o mundo da prática é um mundo vazio" mostra bem a linha do Catedral que também pode ser reconhecida nos títulos "Todos os dias" e "Aos ouvidos dos sensíveis de coração", baseada no livro do teólogo e psicanalista Rubem Alves que foi discriminado pela igreja por tomar atitudes revolucionárias em favor do povo. A faixa "Além do nosso olhar" apresenta uma poesia muito diferente do que já foi feita.







1° CD - Você



Categoria: Platina e ouro

Foi o Cd de estréia no mercado gospel, basicamente voltado para o segmento. Ele coincidiu com a inauguração da TV Rio, antigo canal 13, que seria uma TV gospel e da Radio Melodia Fm. Dentro desse trabalho se destacaram músicas como a faixa-título "Você" e "Criação".

Um comentário:

  1. a banda catedral esta ha20 anos trabalhando sem parar 20 anos nao e 20 dias e nem 20 meses muitas bandas de susseso como nenhun de nos a pleb rud unus e outros nao coceguiram emplacar grandes sussesos como o catedral pena que a midia nao reconheça tal talento

    ResponderExcluir